Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

AS CIFRAS DO GAÚCHO


Antes de mais nada, gostaria de ressaltar que apesar de ter dito que a decisão mais ética e correto a ser tomada entre os três times interessados pelo seu futebol seria o Grêmio, do ponto de vista financeiro, a proposta apresentada pelo Flamengo me pareceu sólida e segura para o jogador. Vejam abaixo um texto do portal FutebolFinance.com, em que detalha os valores e responsabilidades de cada um nessa transação:



O FANTÁSTICO NEGÓCIO DE RONALDINHO NO FLAMENGO

O campeonato de futebol brasileiro continua o seu acelerado processo de evolução, marcado nos últimos anos pelo regresso de algumas das suas grandes estrelas. Exemplos disso foram os regressos de Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano, Wagner Love, Fred, Elano, Daniel Carvalho, entre outros. Por fim, o recente ingresso de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, transfere para a Serie A brasileira muita da atenção do futebol mundial.
Se é difícil aos grandes clubes europeus reunir condições financeiras para adquirir jogadores com o nível de Ronaldinho Gaúcho, compreende-se que seja ainda mais para os clubes brasileiros, no entanto essas diferenças têm vindo a desvanecer, fruto de uma excelente conjugação entre o investimento de várias empresas e o excelente marketing que envolve todo o processo.
COMO, QUANTO E QUEM PAGA O SALÁRIO DE RONALDINHO
  • Ronaldinho irá ganhar um salário fixo de 5 milhões de Euros anuais (cerca de R$11,25 milhões).
  • O salário do jogador será suportado em 80% pela agência Traffic Sports (4 milhões de Euros), sendo que 20% (1 milhão de Euros) será suportado pelo Flamengo.
  • Em 2010 o Flamengo através do patrocínio das marcas Batavo e Banco BMG gerou cerca de 12,5 milhões de Euros (R$ 28 milhões).
  • Em 2011 e com a chegada de Ronaldinho, existe a expectativa que a renegociação dos contratos de patrocínios alcancem no total os 25 milhões de Euros (R$ 56 milhões).
  • No contrato ficou estipulado que toda a receita de publicidade ainda por negociar com as empresas patrocinadoras acima dos 12,5 milhões de Euros (R$ 28 milhões) , será repartida pelo jogador, clube e Traffic Sports.
  • Nesta partilha o jogador receberá 50%, a Traffic Sports 40% e o Flamengo terá direito a 10%.
O MELHOR E O PIOR CENÁRIO DO NEGÓCIO
A acreditar que o Flamengo consiga em 2011 dobrar o montante em patrocínios de 12,5 para 25 milhões de Euros (de R$ 28 para R$ 56 milhões), parece um excelente negócio para todas as partes. Projectando o futuro e tendo como valor chave o acréscimo máximo de publicidade na ordem dos 12,5 milhões de Euros, veja-mos o melhor e o pior cenário do negócio:
Ronaldinho Gaúcho – Melhor cenário – Salário total de 11,25 milhões de Euros (50% dos 12,5M€ da publicidade + salário fixo anual de 5 milhões de Euros). Pior cenário – Salário total de 5.0 milhões de Euros (50% dos 0€ da publicidade + salário fixo anual de 5 milhões de Euros).
Traffic SportsMelhor cenário – Investe 4 milhões de Euros no salário do jogador e recebe 40% dos 12,5M€ da publicidade, cerca de 5 milhões de Euros. Pior cenário – Investe 4 milhões de Euros e recebe 40% de 0€ da publicidade. A empresa seria a mais prejudicada no negócio.
Flamengo – Melhor cenário – Aumenta as receitas de patrocínio em 10%, mais 1,25 milhões de Euros (total de 13,75 milhões de Euros) que dará para pagar a sua parte dos salários do jogador e com Ronaldinho na equipa, aumenta as receitas de bilheteira, merchandising etc… para além de uma vantagem desportiva considerável. Pior cenário – Mantêm as receitas de publicidade nos níveis actuais, mas com Ronaldinho na equipa, aumenta as receitas de bilheteira, merchandising etc… para além de uma vantagem desportiva considerável.
Por incrível que pareça, quem se deu melhor entre os três envolvidos foi o Flamengo, que se souber administrar as farras do craque, além de ganhar dinheiro pode conquistar muitos títulos nessa temporada.

Um comentário:

  1. Comentário realizado por e-mail de Otávio Amaral, grande brother:
    Contrato de alto risco..
    Mas quem não arisca não corre o risco de se dar bem, né não ?!!

    Acho muito alto o Flamengo ter levantado R$ 28 MM em 2010 apenas de patrocínio.. SP e Corinthians ficaram na casa dos R$ 20 MM
    Agora, alcançar R$ 56 MM em 2011 acho ½ surreal..

    Torço para que aconteça ! Torço para que os times brasileiros custem caro aos patrocinadores, à Globo, para que possam investir em jogadores de peso, em segurar talentos e em que consigam transformar o Campeonato Brasileiro na NBA do futebol, pq assim poderiam ganhar ainda mais e se solidificarem internacionalmente ainda mais, dividindo de igual para igual a importância de nosso campeonato com o Inglês, o Italiano e o Español

    Agora, o Flamengo ganhar muitos títulos apenas com Ronaldinho de craque no time é ruim hein – vide o PlayCenterNada que foi o Corinthians este ano passado..

    Ademais, não vejo em outros países times dependendo de recursos de empresas como a Traffic para estruturarem seus times, apenas no Brasil isso ocorre. Tudo bem, quem não tem Cão caça com Gato, mas mais uma vez ratifica-se que os bons gestores raramente estão nos clubes, mas sim na iniciativa privada.

    Guiga, se quiser colocar este coment no blog pode mandar bala, tentei mas não consegui.

    E quem quiser que conte outra !
    Porque 2011 é o ano do Alessandro Kambalhota – o Linensão agora vai !

    ResponderExcluir