Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

OS 10 MAIORES DO TENNIS

Nosso blog está muito focado em futebol, resolvi falar um pouco de tennis. Hoje, resolvi fazer minha lista com os 10 melhores jogadores que eu vi jogar. Com certeza essa lista vai dar o que falar, mas é minha opinião, vamos a minha lista:

1 - Roger Federer: Acredito que não existirá no mundo outro jogador igual a ele. A forma que ele joga, faz parecer que tudo é mais fácil, a categoria, a força, a leitura do jogo. Os títulos conquistados por ele, nos faz questionar de onde tira motivação para jogar. Todos os movimentos deles e golpe são perfeitos: Saque (um dos melhores do mundo), Voleio (o melhor da atualidade), posicionamento perfeito (nunca vemos ele correr), é um mito. Como pessoa, é admirado por todos e um exemplo do esporte. Nós somos privilegiados, estamos vendo a história ser contada.

2 - Andre Agassi: Um monstro. Pernas tortas, biotipo físico de qualquer esporte (exceto tennis). Esse cara ganhou todos os torneios importantes que existiram, os quatro grand slams, praticamente todos os Masters Series, e outros. Seu foco era impressionante, já vi jogos, que ele estava perdendo (Como no US Open contra Moya - um dos melhores jogos da história do tennis) de 2 x 1 e simplesmente depois atropelou Moya. Quando ele percebe que o Set estava perdido, simplesmente "descansava", e na volta atropelava. Ele sabia os pontos que não podia perder, e não perdia.

3 - Pete Sampras: Com certeza muitos de vocês colocariam ele em segundo lugar ou até em primeiro. Foi com certeza um dos melhores jogadores de todos os tempos. Muito focado. Saque e Voleio com maestria, quando os jogadores olhavam para a tabela e viam que enfrentariam o homem, simplesmente jogavam a toalha. A direita na corrida, é sem dúvida um dos maiores golpes da história do tennis. Sampras é o segundo recordista de grand slam, um cara também adorado fora das quadras, ele fez um bem danado ao esporte.

4 - Rafael Nadal: Não existem palavras para definir o jogador que esse Espanhol é! Um verdadeiro monstro. Com a idade que tem e 09 Grand Slams na carreira, pode com certeza ser o maior ganhador de todos os tempos. Ele foi o jogador mais focado que já vi na vida. Sabe exatamente o que tem que fazer. Quando enfrenta Federer, ele sabe que vai jogar aquela bola alta com spin na esquerda do suiço o tempo todo, e quando o suiço encurta a bola, ele entra na quadra como um monstro e mata o ponto. Ele sabe o que tem que fazer e faz. Melhorou muito seu saque e se tornou muito agressivo. O maior jogador que já vi no saibro. Na quadra dura e grama é excepcional. Se cuidar bem do físico tem tudo pra ganhar o que vier pela frente.

5 - Marcelo Rios: Talvez o mais habilidoso de todos os jogadores que já existiram. Possuía uma categoria fora de série, brincava com a raquete e parecia que não estava nem aí para o que podia acontecer. Talvez se tivesse um foco maior, poderia ter ganho muito mais coisa. Apesar de ter sido numero 1 do mundo, nunca ganhou um Slam.

6 - Patrick Rafter: O maior voleador que já vi na vida. Era simplesmente espetacular ver ele jogar. Sacava e voleava com uma maestria. Foi congratulado por ter ganho US OPEN (02 vezes). Ele merecia ter tido uma carreira mais longa, mas infelizmente as dores nas costas impossibilitaram.

7 - Marat Safin: Esse russo foi simplesmente espetacular. Um jogador fora do comum. Seu maior defeito: Destestava treinar. Ele dizia o seguinte: Se eu nunca treino e ganho tantos torneios, imagine se treinasse?? Uma vez, ganhou um Master Series, e no outro dia faltou o treino. O técnico quando questionado disse: Como posso forçar um menino de 19 anos com 10 milhões de dólares no bolso a treinar?

8 - Gustavo Kuerten: Ganhar um Grand Slam na primeira vez que disputa, sem ninguem conhecê-lo, e depois ganhar mais duas vezes, o quem mais dizer? Ser número 1 do mundo por 43 semanas seguidas, na mesma época de Sampras, Agassi, Safin, Norman, Rios, o que falar? Guga foi com certeza um dos maiores jogadores que o tennis ja viu. Um dos jogadores mais criativos que já vi (junto com Rios e Federer), ele fazia o que queria com a raquete, muito habilidoso e agressivo. Dificilmente nosso país verá um jogador com ele.

9 - Yevgney kafelnikov: Esse russo era uma carne de pescoço. Dono de 02 Grand Slam, esse russo é um exemplo de perseverança. Treinava cerca de 8 horas por dia todos os dias, acabava o treino e ia sacar. Extremamente frio (nunca vi sorrir na vida). Ganhar dele era muito difícil. Não tinha nem perto a habilidade dos jogadores acima, mas tinha mais perseverança e raça do que quase todos os outros.

10 - Lleyton Hewit: Um grande jogador. Não possuía nenhum golpe espetacular, mas todos eram eficientes. Já ganhou de todos os grandes jogadores de sua época, e era uma carne de pescoço. Sempre foi odiado, pelo seu jeito de ser e atitudes dentro da quadra. Mas foi um monstro.

Gente, espero que tenham gostado, como disse, essa é minha lista, dos caras que vi jogar.

Um comentário:

  1. Lucas, muito bom o seu texto e sua provocação. Realmente pra você deve ter sido muito dificil elaborar essa lista. Tenho algumas discordâncias mas minha ótica também é outra. Gostaria ter antecipado meu interesse sobre o tênis antes da era Guga. Assim, poderia ter acompanhado melhor o Sampras e o Agassi, que estou encantado com a sua história de vida. A elegância de Federer, que pode ir a um casamento após um jogo de 5 sets sem tomar banho. A raça do Touro Miura. Todos grandes jogadores. Deixo aqui mais uma vez como sugestão, que os amantes do tênis leiam a biografia de André Agassi. Está como sugestão de leitura no blog.
    Abraços

    ResponderExcluir